quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ato público de 27 de outubro de 2010


Em 28 de outubro de 2010, te início o segundo encontro do Pró-Capoeira no Rio de Janeiro. No dia anterior, em Salvador, as comunidades de capoeira Angola, regional e de rua se concentraram na Praça Piedade para mostrar indignação e protesto. Indignação pelos encaminhamentos definidos em Recife, dentre os quais os mais chocantes dizem respeito a: “padronização e formalização da capoeira como esporte olímpico” e a associação da formação dos capoeiristas às instituições de ensino superior. Por outro lado, o protesto se refere a FORMA como o programa pró-capoeira vem realizando a consulta popular. Como foi apresentando no texto anterior, a seleção dos convidados, os textos tendenciosos, a ausência de uma plenária final, dentre outros.


A mobilização em Salvador contou com alguns canais da imprensa, além de comunidades sensíveis a causa, dentre associações de capoeira e militâncias do movimento negro. A parada foi divulgada em todo Brasil e tinha como programação estratégica o dia de início do segundo encontro do Pró-Capoeira no Rio de Janeiro.

A próxima iniciativa da comunidade, que já recebeu o nome de manifesto da Bahia, será no formato de proposições para políticas públicas, de forma autônoma, e sustentada nas possibilidades legislativas.

Em breve, divulgaremos os locais e os dias de reuniões, estando o espaço aberto para todos os capoeiras que estejam acordados com a nossa militância, haja vista que, uma parte dos capoeiras abraça as propostas formuladas em Recife, o que evidencia, portanto a luta de classes no interior da capoeira. 


Matéria do Jornal Atarde de 28 de outubro de 2010

Nosso acordo é com quem milita e defende interesses coletivos


Nenhum comentário:

Postar um comentário